Dia 15 de Fevereiro - Dia Internacional da Criança com Cancro

Posted


Portugal regista 300 novos casos por ano.


Como não podíamos deixar de citar no «Triste Realidade», hoje realiza-se o Dia Internacional da Criança com Cancro.
As estatísticas para além de mostrarem que todos os anos surgem em Portugal cerca de 300 novos casos de cancro infantil, também indicam que se trata da primeira causa de morte não acidental após um ano de vida. A leucemia continua a ser a neoplasia('1) mais frequente nas crianças, seguida de perto pelos tumores do sistema central e pelos linfomas. Na maioria dos casos de cancro infantil, o prognóstico é favorável chegando a taxa de sobrevivência, de uma forma geral, aos 70 por cento.
Actualmente, segundo dados do IPO, numa leucemia ou num linfoma «a probabilidade de cura chega a atingir os 80 por cento, enquanto que outras formas neoplásticas (referentes à neoplastia) são curáveis em 90 por cento dos casos.»
Um dos factores que mais tem contribuído para este sucesso é a abordagem terapêutica específica a cada caso.
Em Portugal existem quatro centros de referência da oncologia pediátrica: as unidades de Lisboa e Porto do Instituto Português de Oncologia, o Hospital de São João e o Hospital Pediátrico de Coimbra. Esta centralização traz grandes vantagens, por diversos motivos. O principal prende-se com as técnicas laboratoriais que são essenciais no actual diagnóstico da doença.
Nesta data peculiar em que se assinala o Dia Internacional da Criança com Cancro, nunca é demais expandir esta problemática embora todos os dias sejam fundamentais para que se faça uma acção de divulgação.





Unidos tornamo-nos mais fortes para apoiar e ajudar todos os que estão directa ou indirectamente envolvidos nesta problemática!



1' renovação das partes de um tecido, por aderência ou autoplastia.

This entry was posted on 09:11 . You can leave a response and follow any responses to this entry through the Subscrever: Enviar feedback (Atom) .

0 comentários

Enviar um comentário